domingo, 4 de junho de 2017

ONTEM - UM GRANDE DIA!


Não estive sob a Bandeira da 3416, em Fafe, e também o desejava, mas...



Estive em Vendas Novas, na Escola Prática de Artilharia (EPA), sob a bandeira da velha camaradagem artilheira entre gerações ,o mais velho de nós todos tinha 91 anos.

Foi uma estação de paragem, no nosso percurso da vida, como o disse o capelão -um velho camarada e amigo de há décadas- para falarmos uns com os outros, revivermos experiências, e sabermos que alguns dos nossos camaradas já partiram, alguns, conhecia-os e gostava muito deles: General Pacheco Rodrigues; Coronel Segurado, Coronel Machado e o Coronel Nascimento - em sentido e continência - Caros camaradas, recordo-vos, vivamente, em dadas cenas:

O general Pacheco Rodrigues, como Director da Arma de Artilharia, em 1982, recebe-me depois de ter passado pelo Conselho Superior de Disciplina por causa da Revolução Agrária no Alentejo, e luta pela minha colocação numa unidade. Sou colocado na Escola de Serviço de Transportes ,na Figueira da Foz. Adorei, apesar dos custos, nomeadamente, estar longe do meu filho quando nasceu... coisas...; O coronel Machado, porque num Dezembro frio de 73, encostado à lareira dizia-me os londrinos vão morrer de frio, e retorqui-lhe e os mineiros de fome e frio, logo.... o Coronel Segurado chamou-me para "in extermis" resolver um complexo problema entre trabalhadores e o agrário Vacas de Carvalho , este, ameaçava reocupar uma herdade pela força, e eu AVISAVA: acabou o tempo de correr sangue de trabalhadores, isso, connosco (MFA) não pode acontecer. Se o tentarem, estarei a comandar militares para vos barrar o caminho -os cobardes acusam-me deste acto, como declarações não reproduzidas - cobardes, e acrescentam que fui censurado pela então 2º comandante da EPA - outra mentirosa cobardia. Coisas...

Camaradas até sempre!

Deixei algumas notas às empregadas alentejanas- abraços e beijos para os seus familiares. Falei com a aspirante S.Silva, recordando-lhe que era conhecido por A.Silva,.

 e estive na mesa do tenente- coronel Dias, filho do Ciborro - um grande momento.

Um grande dia:

Os meus camaradas da 3416, em FAFE, comemoram a vida que venceu a Guerra;na Gloriosa EPA convivemos, e tive pena de não falar da gloriosa história da EPA à esposa do General CEME que nos acompanhou por ainda ser jovem. Todavia ,quando a noite cai, a chaga de um acto de assassínio em Londres chega My GOD!

UM APELO AOS MEUS CAMARADAS AUSENTES

Apareçam caros camaradas é PORREIRO PÁ!....

A ver se este encontro se torna anual no 1º sábado de cada Junho . Os nossos camaradas do RAC5/EPA foram extraordinários, simplesmente.

Foto: em Vendas Novas 1973


Sem comentários: