domingo, 27 de dezembro de 2009

Para uma Passagem de Ano


de Francisco Miguel

Exame de Consciência

Porque tardais
em ser realidades
meus sonhos de ventura para todos?
Porque tanto tardais?

Acaso não merecem
há muito tempo jà
a esperada paz os que sofrem
por si
e por desconhecidos
irmãos e camaradas
-companheiros de lutas incruentas,
de sonhos e desditas...

O seu acumulado sacrifício
ganhou esse direito.

Mas eu?...
Que fiz para lho dar?...
Que palavra, que gesto, que revolta
esqueci ou calei na hora própria
por comodismo, inércia ou cobardia?

Eu fui talvez sem querer, o grão de areia
a emperrar a máquina da história.
Eu
-e tu?...
e quantos mais também!
Tivéssemos nós querido
despertar a vontade adormecida
marchar em frente, unidos,
de cara descoberta,
alma lavada,
em busca dos fraternos ideais...

é tempo ainda. Amigo
Eu vou.
E tu, desperta e vem...

Francisco Miguel

Sem comentários: