quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

VIVA A VIDA!


VIVA A VIDA!

Ergo a minha voz, alma e coração,
Contigo, cara amiga e amigo,
E, por entre, Sóis, Luas, Escuridões,
Dores, Alegrias,
Gentes, Plantas, Animais e Minerais,
Damos uns Vivas, do Tamanho do Cosmos:
À VIDA, a toda a espécie de vida;
À amizade, fraterna, rara e preciosa
Que nos conforta;
Ao Nascimento e às mulheres-mães
Que estoicamente nos transportaram nos seus ventres,
Dia e noite, no trabalho e no lazer,
Durante longos tempos e canseiras.
VIVA à mulher-mãe!
Um Viva de reconhecimento, sem fim,
A todos os que produzem tudo, de quanto, necessitamos,
E tantas vezes, quase sempre, os esquecemos.
Um Viva sonante, ébrio de paixão, aos artistas
Que nos dão a conhecer a face do belo.
Um Viva a todas as mulheres e homens
Que amam e servem o seu próximo.
Um Viva que é também um grito de raiva,
Por ti, meu irmão, palestiniano, israelita, angolano,
congolês, brasileiro, que morres, neste momento,
Nesta hora tardia do sofrimento,
Sempre longe da alvorada,
De fome ou de guerra.
Mas que diferença faz morrer de um, ou de outro modo?
Se tu querida irmã, querido irmão tens o direito à vida.
UM VIVA MUITO ESPECIAL A TI, AMIGA E AMIGO,
POR SERES QUEM ÉS
E SERES MINHA AMIGA, MEU AMIGO.
Obrigado!
E, ainda, um Viva à ventura
Para que seja vossa companheira,
Em Todos os dias de 2009 e para todo o sempre.
VIVA À AMIZADE FRATERNA, LIVRE, IGUAL, ETERNA.
AMIGAS, AMIGOS, MUNDO, IRMÃOS
ABRAÇO-VOS!

andrade da silva 31 de Dezembro de 2008




Amigas e Amigos
Desejo-vos o melhor, e que tragam ao círculo da nossa amizade fraterna e sincera mais amigas e amigos, para, entre tantas outras coisas, falarmos da vida, de Portugal e do Mundo, mas sempre, por mais que os corações estejam doridos, cantarmos um hino sereno, apaixonado, lânguido à vida.

BOM ANO, BOA PASSAGEM DE ANO, ÓPTIMO PRIMEIRO DIA DE Janeiro UM DIA DA PAZ que não será de PAZ para tanta gente.



3 comentários:

Anónimo disse...

Uma excelente e divertida Passagem de Ano, porque Depois...
A LUTA CONTINUA
abraço amigo
e BOM ANO PARA TODOS
PAZ PARA O MUNDO
abraço
Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

COMPANHEIRO
esse sentido VIVA A VIDA, agora que é tão espezinhada trouxe-me de novo até aqui para lhe deixar e a todos os que nos lerem o magnifico poema de VIOLETA PARRA
Marília


Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio dos luceros que cuando los abro
perfecto distingo lo negro del blanco
y en el alto cielo su fondo estrellado
y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
me ha dado el oido que en todo su ancho
graba noche y dia grillos y canarios
martillos, turbinas, ladridos, chubascos
y la voz tan tierna de mi bien amado.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado el sonido y el abedecedario
con él las palabras que pienso y declaro
madre amigo hermano y luz alumbrando,
la ruta del alma del que estoy amando.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la marcha de mis pies cansados
con ellos anduve ciudades y charcos,
playas y desiertos montañas y llanos
y la casa tuya, tu calle y tu patio.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio el corazón que agita su marco
cuando miro el fruto del cerebro humano,
cuando miro el bueno tan lejos del malo,
cuando miro el fondo de tus ojos claros.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
asi yo distingo dicha de quebranto
los dos materiales que forman mi canto
y el canto de ustedes que es el mismo canto
y el canto de todos que es mi propio canto.

Gracias a la Vida
Gracias a la Vida
Gracias a la Vida
Gracias a la Vida

Ana Daya disse...

Amigo Andrade Da Silva,

Depois de um ano cheio de altos e baixos mundialmente, e que passou num apice (pelo menos foi assim que o senti)… com um 2009 tambem com previsoes cinzentas escuras, resta-nos manter o que de melhor temos, e que nao tem valor financeiro, mas eh mais valioso que qualquer peca de arte ou qualquer diamante azul - a amizade, esse laco cordial e leal que nao se explica muito bem por palavras, mas que se sente com gestos e accoes benevolas!

Ja Mario Quintana tentou definir a amizade assim: A amizade é um amor que nunca more.

Deixo-te este poema tao conhecido de Chaplin, para completer o teu:

Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
"quebrei a cara muitas vezes"!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!

Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" pra ser insignificante.
Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
"quebrei a cara muitas vezes"!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida…
E você também não deveria passar!

Viva!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" pra ser insignificante.

Bom Ano! Animo para o futuro!